segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Para quem não sabe - O que é Web design?

Uma das aplicações do design que está presente na vida de praticamente todas as pessoas é o web design, mas você sabe do que ele trata e onde se aplica? Nesse artigo você vai conhecer as noções básicas dessa categoria.


Antes de mais nada quero deixar bem claro que não vou escrever aqui um tratado oficial do que é o web design mas sim um básico conceito comentando alguns pontos importantes.

O design, assim como muitas outras profissões, possui diferentes ramos ou áreas de atuação como por exemplo o design gráfico, o design de produtos e o design de móveis.


Entre essas sub divisões do design encontra-se o web design.

A maioria das pessoas não sabe onde essa categoria está presente mas ela é fundamental em nosso dia a dia, isso por que o web designer é o profissional que é responsável por organizar interfaces digitais, de maneira simples é ele quem facilita a sua navegação em páginas na internet e organiza as informações contidas no site de uma maneira a facilitar o seu acesso, leitura, pesquisa, etc.




Sendo assim podemos dizer que o web design é uma das categorias do design, cujo projeto se centraliza na criação de sites e outros documentos disponíveis no ambiente da web.


O web design procura tornar a interação do usuário de um site o mais agradável possível fazendo que ele navegue de forma intuitiva, ou seja, que consiga navegar sem ter um manual de instruções sobre o site.

Alguns dos itens contidos na estrutura de um site e que são tratadas no web design são as seguintes.


Arquitetura da informação


De acordo com o Wikipédia a Arquitetura da Informação é "a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos". Não entendeu? Tudo bem, eu explico.

De maneira bem simples é a forma de organizar a estruturação das informações do site bem como o acesso a elas, muitas pessoas nem percebem mas as informações contidas numa página da internet seguem regras de estrutura como posicionamento na página, proximidade com informações semelhantes ou de igual interesse.

Um exemplo disso que posso citar são os sites de faculdades por exemplo. Dentre as pessoas que acessam o site de uma faculdade uma grande parte está procurando informações referentes ao vestibular da mesma. Sendo assim essa informação merece uma posição destacada e de fácil acesso ao usuário, preferencialmente na página inicial.



Programação


Cada ação que deve ser realizada em um site acontece através de instruções que são passadas para o computador, a forma de representar essas instruções é chamada de linguagem de programação.

Todo site precisa ser programado para saber o que deve fazer quando uma tarefa específica é acionada pelo usuário.



Foto: © patpitchaya – Fotolia.com


É através dessa linguagem que o web designer especifica sobre quais dados o site vai atuar, como o site deve reagir em cada circunstancia, como os dados serão armazenados, etc.


Usabilidade


Falando de maneira bem simples a usabilidade consiste em se elaborar um site que seja fácil de ser entendido pelo usuário e que torne a navegação dele intuitiva, ou seja, que ele consiga ir para onde deseja.

Para ter uma boa usabilidade é importante que um site tenha uma linguagem simples e objetiva, tenha uma estrutura e uma diagramação fácil d ser entendida, uma fácil navegação, etc.


Vou tomar como exemplo o layout do Design Blog que tem uma boa usabilidade. Logo que você acessa o blog encontra os artigos dispostos em linhas horizontais como num cardápio.


Um dos elementos que torna fácil a navegação do blog é o fato de dar uma prévia do texto postado quando o usuário repousa o mouse sobre o artigo, assim ele não precisa abrir o artigo para saber se aquele assunto específico é de interesse dele.



Acessibilidade


 A acessibilidade de um site está relacionada a basicamente duas coisas, o acesso do usuário as informações que o site oferece e o posicionamento do site em mecanismos de buscas.

Um site que tenha uma boa acessibilidade é aquele que permite que o usuário tenha acesso as informações que ele espera em apenas poucos cliques, dois no máximo.


Vamos voltar ao exemplo dos sites de faculdades. Imagine que você entra em um site de uma faculdade querendo saber informações sobre o vestibular, e imagine que para isso você precise seguir o seguinte caminho: institucional > campus um > processo seletivo. Esse caminho torna mais difícil a acessibilidade daquela informação.


No exemplo específico de sites de faculdade o tema "vestibular" é um dos mais procurados pelos usuários, sendo assim o ideal seria deixar esse tema em destaque logo na página inicial diminuindo a distância entre o usuário e a informação e melhorando a acessibilidade.


Bom essas são apenas algumas considerações sobre o web design, com certeza ele é bem mais que isso, mas esses são alguns elementos importantes de se conhecer sobre essa que é uma das mais populares categorias do design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário