Recentemente me deparei com essa pergunta em um artigo num blog que
encontrei meio sem querer. Depois que li a pergunta pensei comigo:
"ué... mas não é óbvio que todo designer precisa de uma marca gráfica?".
Talvez não.
Mas o artigo
escrito por Lígia Fascione, que atua na área de marketing e identidade
corporativa, nos convida a fazer uma reflexão sobre essa pergunta.
Segundo Lígia Fascione um profissional liberal como um designer não
possui um número tão grande de contatos que não possa ser administrado
unicamente por ele. Já as empresas que possuem um grande número de
funcionários e um longo caminho até o produto chegar até o consumidor
final, necessitam mais de uma marca pois normalmente se comunicam com
grupos variados e grandes e precisam passar uma imagem de
profissionalismo e confiança.
Lígia defende que os designer realmente precisam de uma identidade
visual bem organizada mas não necessariamente uma marca gráfica como
estamos habituados a ver, mas pode se utilizar de cores, texturas,
formas, imagens, fontes, etc. elementos desse tipo para o identificarem e
também o seu trabalho sem ter que se prender as complexidades de uma
marca.
Quando um designer pensa em trabalhar por conta própria a primeira coisa que ele pensa é: "preciso criar a minha própria marca antes de qualquer coisa" afinal de contas ela será a sua cara em mídias, materiais de divulgação, redes sociais, etc.
Mas depois de ler o artigo eu pensei em como um designer pode ter uma
identidade visual sem necessariamente ter uma marca mas sim utilizando
outros elementos não tão óbvios como costumamos ver em logos. Tenho
certeza que isso é possível mas acredito que a marca tem um impacto mais
forte no contato com clientes e outros profissionais, acredito que um
bom logo já diz muito sobre seu trabalho e qualidade profissional e por
isso é tão comumente usada pelos designers na concepção da sua
identidade visual.
Acredito que a reflexão é positiva pois pode nos levar a novas idéias,
estimular a criatividade e gerar propostas novas para nossos projetos.
E você tem uma opinião diferente? Deixe um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário