segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como um condenado para cumprir prazos e atender os clientes e no mês seguinte estar sem nenhum projeto em execução, como resolver esse problema?

Todo designer que trabalha como freelancer tem que se desdobrar em muitas funções e uma delas é a de encontrar novos clientes. Essa com certeza não é uma tarefa das mais fáceis, mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, encontrar novos clientes não depende unicamente de sorte.

Com esse artigo eu pretendo apresentar algumas formas de encontrar novos clientes e assim não passar tanto tempo sem nenhum projeto em sua mesa de trabalho.








Quando devo buscar novos clientes?

A primeira dica que gostaria de deixar antes de tudo é sobre quando você deve buscar novos clientes.
Como freelancer, eu percebi que tem um número "x" de jobs em que você consegue trabalhar sem ter problemas com prazos e sem ter que passar muitas madrugadas acordado. Sendo assim, o melhor momento para encontrar novos clientes é conforme você for finalizando cada job.

Vamos supor que você costuma trabalhar com três jobs sem ficar com o tempo "apertado". Quando você finaliza um dos jobs e fica com apenas dois, é um ótimo momento para procurar novos clientes. Assim você tem dois jobs que vão "segurar as pontas" até que você consiga um novo projeto.

Propaganda é a alma do negócio

Eu sei que é um conselho "batido" mas nunca perde a sua eficiência. Identifique um local de grande tráfego de pessoas que podem ser clientes em potencial e deixe lá alguns cartões de visita para ficarem ao alcance de pessoas interessadas em seus serviços.

Caso você já tenha feito isso antes procure agora um novo local e aproveite para expandir a sua área de procura por clientes.

Mantenha o portfolio atualizado

Mantenha seu portfolio sempre atualizado e escolha um dia no mês para envia-lo para o e-mail de antigos clientes. Essa é uma forma excelente de manter sua rede de contatos mostrando a eles que você é um profissional que está em atividade no mercado.

Mas atenção: nunca, nunca mesmo, perca o contato com seus antigos clientes; eles talvez não estejam precisando dos seus serviços agora mas com certeza conhecem alguém que precisa.

Participe de eventos

Procure participar de eventos em sua cidade que de alguma forma possam lhe colocar em contato com clientes em perspectiva, alguns eventos como palestras, workshops, cursos, exposições, etc.

Fonte: Zigazou76


Não se limite apenas a eventos relacionados ao design, lembre-se que seus clientes são das mais variadas áreas. Converse com pessoas que conhecer, aumente sua rede de contatos e não se esqueça de utilizar seus cartões de visita quando ir a esses eventos.

Procura ativa

Outra forma que gosto bastante de aplicar é oferecer serviços para clientes específicos. Telefone ou mande um e-mail para empresas ou outros profissionais que poderiam se interessar em seu trabalho, ofereça uma proposta para melhorar a logo, aprimorar o site, padronizar o uniforme, etc. Identifique nela pontos relacionados ao design que você poderia melhorar ou mesmo criar.

Por exemplo: identifique uma empresa em que você poderia se oferecer para desenvolver para ela a criação de um site, explique em sua apresentação a importância que um bom site tem para ela e como você poderia ajudá-la a desenvolver um. Ao apontar os pontos da empresa que podem receber melhorias ou ajustes nunca seja ofensivo, não diga coisas do tipo: "sua marca (ou site) é horrível, deixe-me lhe mostrar os benefícios de se trabalhar com um profissional de verdade". Ao invés disso seja sempre educado, diga coisas como: "sua marca é boa e tem uma boa composição mas podemos aplicar algumas melhorias para deixa-la ainda mais forte".

Não se esqueça que você está fazendo um contato profissional. Mesmo que por algum motivo o profissional ou empresa não aceite seus serviços seja educado e deixe uma ótima impressão, assim você terá mais chances de ele vir a lhe contratar no futuro.

Colocando essas dicas em prática tenho certeza que o tempo que você vai passar sem clientes diminuirá bastante.

E você costuma fazer o que para encontrar novos clientes? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário