sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Não tenho projetos prontos, como monto um portfólio?

Um portfólio bem organizado e com trabalhos de qualidade é fundamental para um profissional que deseja trabalhar com design, mas como montar um portfólio se você nunca atuou na área?

Mostrar ao seu cliente em potencial que você tem talento e é capaz de prestar-lhe um serviço de qualidade só é possível através de um portfólio, caso contrário você terá que ter muito poder de persuasão.

A falta de um portfólio on line o deixa com uma grande desvantagem em relação a outros profissionais que possuem seus trabalhos publicados na rede. Um problema comum aos designers que estão começando a atuar é justamente a falta de trabalhos para apresentar para possíveis clientes.

Pesquisando sobre o assunto, coletei algumas ideias de como montar um portfólio mesmo sem ter trabalhado em nenhum projeto antes.

Pôsters

Esse é um dos meus preferidos: crie posters com temas variados.

Pode ser de uma banda que você gosta, ou com uma imagem representando uma frase, uma tipologia criada por você mesmo, enfim, essa é uma das ótimas opções para você iniciar um portfólio, é uma ótima oportunidade para praticar suas habilidades em criação e edição de imagens.

(Fonte: Canha)


 Projetos para amigos

Identifique algum amigo seu que poderia precisar de um logo ou um cartão de visitas para um pequeno negócio ou para promoção pessoal e faça um projeto para ele.

Não deixe de fazer um pequeno briefing para ajuda-lo a ter um direcionamento no projeto e a preparar-se para trabalhar em função de um cliente e não baseado em seus próprios desejos.

Seu próprio logo

Essa é uma etapa ótima para você desenvolver seu próprio logo.

Crie uma tipologia nova para sua marca e depois faça aplicações diferentes com esse novo tipo que criou, além de ajudar você a ter a sua própria marca esse também é um ótimo exercício de criação.

Cartazes de eventos

Você pode fazer um cartaz para alguma festa de amigos ou para algum evento da sua turma da faculdade ou coisas assim, mesmo que seja um evento simples seu trabalho pode dar a ele um valor bem maior e é uma ótima oportunidade de mostrar seu trabalho a um grande público.

Para Finalizar


Com certeza esse é o melhor momento para experimentar e praticar - trabalhar de graça nesses momentos pode ser bom. Aproveite para fazer os tipos de projetos que mais gosta mas também não deixe de fazer coisas novas e aprender novas técnicas, isso vai dar uma maior variedade para seu portfólio.

Procure estabelecer uma data para terminar o projeto, isso vai ajuda-lo a manter um bom ritmo de trabalho e também a trabalhar dentro de um prazo estabelecido. Não fique preso a apenas esses tópicos mas tenho certeza que a partir delas você terá novas idéias de projetos para a montagem do seu portfólio.

Você tem alguma sugestão do que fazer para preencher um portfólio? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário