quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Criatividade - Como pensar fora da caixa?

A criatividade é com certeza uma habilidade fundamental para um designer, ser criativo é resolver problemas de uma maneira inovadora, é criar algo novo, é pensar em algo que ninguém pensou. Dentro do design a criatividade é sem dúvida o grande diferencial do profissional.


















Pensar em uma solução criativa ou “pensar fora da caixa” e ver aquilo que ninguém viu e que estava diante dos olhos de todos não é uma tarefa fácil, mas vou citar algumas idéias de como estimular a criatividade.

Anote Tudo

Tenha um caderno em mãos para anotar todos os pensamentos que você tiver com relação ao problema a ser solucionado, faça desenhos representando as idéias que vierem à sua mente, anote possíveis combinações, cores, layouts, etc. não basta apenas ter boas idéias, mas também é preciso registrá-las.

Faça associações

Pense em coisas que vivem em universos completamente diferentes e em como eles poderiam se relacionar de alguma forma, essa é uma das grandes chaves do pensamento criativo, por exemplo: como desenvolver uma marca original pensando em temas como meio ambiente e engrenagens de máquinas industriais?

Mantenha-se informado

Informação é como combustível para uma mente criativa. Leia livros sobre diversos assuntos e não apenas os relacionados ao problema, pesquise em sites com bom conteúdo, troque informações com outras pessoas, observe as coisas ao seu redor, quanto maior o numero de informações armazenadas por seu cérebro, maior são as possibilidades para uma solução criativa.

1% inspiração, 99% transpiração

Não tenha medo de experimentar idéias novas, combinações diferentes mesmo que a primeira vista pareçam ser estranhas demais, trabalhe varias possibilidades, não se conforme com as primeiras idéias, pois na maioria das vezes elas são as mais óbvias, lembre-se que “pensar fora da caixa” é uma tarefa que exige trabalho árduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário