segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Qual a relação do cinema com o design?

Frequentemente algum leitor do blog me escreve e pergunta se o design tem a ver com o cinema e se um designer pode trabalhar de alguma forma ligado a sétima arte, nesse artigo eu vou mostrar quais são alguns dos elementos que envolvem a criação de um filme e que podem contar com o trabalho de um designer.


O cinema é algo que encanta e conquista a todos, você pode até não ser muito fã de cinema, mas com certeza tem algum filme que marcou a sua vida.

Os designers em especial normalmente são fascinados pelo cinema, seja pela narrativa, os efeitos especiais, as cenas criativas, etc. O cinema está entre as preferências das mentes criativas. Isso acontece devido a relação íntima que o design tem com o cinema, o que acaba tornando-o altamente atrativo para os designers e outros criativos mesmo que essa atração as vezes seja um pouco subjetiva.

Quando alguém me pergunta se o design tem alguma relação com o cinema e se o designer pode trabalhar com cinema, a minha resposta é sempre "sim". Essa resposta me parece meio óbvia uma vez que é bem claro para mim que o cinema é uma forma de comunicação, não somente oral através das falas, mas principalmente visual e o designer é, acima de tudo, um comunicador e como tal tem toda a capacidade técnica para trabalhar no meio cinematográfico.

Alguns estudantes tem um pouco de dificuldade em identificar as formas como os designers podem vir a atuar na industria cinematográfica, sendo assim eu vou listar cinco maneiras de um designer trabalhar em uma produção cinematográfica.


Criação e composição de cenários


Dentro de um filme o cenário é uma parte fundamental uma vez que ele indica o tempo e o local onde se desenvolve a trama. O designer pode trabalhar na criação do cenário tendo como base o roteiro. O designer passa a ser ainda mais importante a medida em que o cenário foge do convencional e exige pesquisa, adaptação ou criação.

Um cenário bem projetado faz toda a diferença em um filme, as cores predominantes devem ser cuidadosamente selecionadas, as cores do figurino dos personagens que estarão naquele cenário devem ser levadas em consideração afim de evitar que as cores se misturem, os objetos devem ser escolhidos e posicionados de uma forma que o cenário cumpra sua função.

Criação de figurino


Uma outra atividade que pode ser desenvolvida por um designer é a criação de figurino. As roupas e os figurinos dos personagens são primordiais pois ajudam a transmitir um pouco da personalidade de cada personagem.

Como profissional criativo o designer pode utilizar seus conhecimentos em criação, desenho, estamparia, etc, para projetar diferentes estilos de figurino não somente quando se trata de roupas comuns mas também de armaduras ou roupas menos convencionais. Talvez você não vá projetar uma armadura mas mesmo em pequenas produções as vezes se faz necessário a criação de figurinos incomuns.

Efeitos especiais


Os efeitos especiais estão bastante presentes principalmente em grandes produções. Os designers são capazes de auxiliar na execução de efeitos especiais. Podem auxiliar na representação gráfica, no desenvolvimento de peças ou adereços além de poder realizar edições de vídeo juntamente com computação gráfica.

Web design


Como todos sabem, hoje em dia o web design está cada vez mais presente em nossas vidas, e no cinema não seria diferente. Até mesmo os filmes estão tendo os seus próprios web sites como meio de promoção apresentando elementos como o trailer, elenco e sinopse.

Esse portanto se torna um ótimo campo de atuação para um designer que deseje trabalhar em algo relacionado a cinema, eu acredito particularmente que a criação de sites para filmes tem um caráter especial por permitir que a imaginação e a criatividade do web designer sejam realmente testadas uma vez que cada filme vai exigir um layout completamente diferente e fora dos padrões que estamos habituados a ver em sites de empresas por exemplo.


Animações


Um ramo do cinema que também pode contar com a participação de designers são as animações. Nelas é quase obrigatório a participação de designers gráficos. Isso por que eles podem atuar desde a criação de toda a parte gráfica dos personagens até a sua animação através de softwares.

Todos os tópicos citados anteriormente aplicam-se também para as animações e o designer tem aí mais uma possibilidade de trabalho. Em muitos cursos de design, principalmente gráfico, é ensinado sobre animação e as principais técnicas utilizadas em animações, mostrando mais uma vez que o design e o cinema estão relacionados.

Criação de personagens


Como eu falei anteriormente o designer pode participar também com a criação do estilo visual dos personagens. Alguns roteiros não dão detalhes, apenas indicam características gerais.

O designer então pode encarregar-se de criar o visual dos personagens não apenas especificando o tipo de roupa mas também dando detalhes de sua caracterização, criando o penteado do personagem, suas tatuagens, sua expressão corporal e até mesmo a sua interação visual com o cenário.

Arte do personagem Robocop


Criação de cartaz


O Cartaz também é um elemento de grande importância na produção de um filme por ser uma das principais formas de divulgação.

Assim como o trailer o cartaz deve transmitir a essência do roteiro do filme tendo também que cativar o observador para que esse seja levado a querer ver o filme.

O designer sem dúvida é plenamente capacitado para criar um cartaz criativo transmitindo os sentimentos do filme através de fotografias, tipografias, cores etc.

Pôster do filme "O exterminador do futuro - Salvação"


Fotografia e composição dos quadros.


No cinema a fotografia tem o papel de ajudar a contar a história através dos enquadramentos e posicionamentos de câmeras.

Embora não seja tão comum designers trabalharem nesse setor em grandes filmes, um bom designer pode utilizar uma série de conhecimentos que permitem que ele trabalhe na composição de cenas e na fotografia do filme. Geralmente podem ser aplicadas técnicas de fotografia e até mesmo produção audiovisual.

Material de divulgação


Não somente os grandes filmes mas também as produções mais simples possuem material promocional como camisas, panfletos, cartazes, ações promocionais etc.

O designer gráfico é o profissional indicado com toda certeza para projetar esses materiais mantendo uma identidade entre eles e também funcionando como um atrativo para o filme.

Narrativa


Parece que não, mas o designer pode sim auxiliar na forma como a historia do filme é contada. Muitos filmes se utilizam de formas gráficas de expressão para transmitir a mensagem da narrativa.

O designer pode utilizar seus conhecimentos de cores, poéticas visuais ou figuras de linguagem para transmitir as emoções exigidas pela narrativa do filme.

Espero que esse post tenha ajudado de alguma forma os leitores a perceber que o design e o cinema tem muito em comum e que o cinema é mais um dos campos em que o designer pode atuar e aplicar os seus conhecimentos e criatividade.

E você conhece outras formas em que o designer pode trabalhar com cinema? Então compartilha com a gente o seu comentário.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário