segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como ter sucesso no design? Estabelecendo e alcançando metas

Estabelecer metas e objetivos é algo que todo designer deve dominar. Isso irá ajuda-lo a ter um rumo definido tanto em seus projetos quanto em sua vida pessoal e profissional, e alguns pontos são importantes de serem lembrados nessa hora.


Saber estabelecer metas e os planos necessários para alcançá-las é uma habilidade vital para qualquer designer. Quando você estabelece uma meta, está direcionando seu trabalho para um objetivo definido e isso vai ajudá-lo a manter o foco e uma linha de trabalho que evita a perda de tempo e recursos. Essa é uma habilidade que pode ser aplicada até mesmo em sua vida pessoal, ajudando-o a administrar melhor suas finanças, organizar seu tempo, cumprir prazos, etc.

Gostaria de primeiramente deixar claro que existe uma diferença entre uma meta e um plano de ação: de maneira bem simples a meta é onde você pretende chegar e o plano de ação é como você pretende chegar até seu objetivo.

Por exemplo, digamos que você tem a meta de fazer um curso de especialização. Você então estabelece que vai economizar uma parte de seu salário todo mês para poder pagar o curso integralmente no fim do ano; esse é seu plano de ação.

Ficou bem claro? Então vamos começar.



Estabeleça metas reais

 

 Estabeleça metas que sejam possíveis de serem alcançadas mas que também sejam desafiadoras e que lhe force a sair de sua zona de conforto. Ao estabelecer suas metas utilize números, verifique os prazos que você tem para alcançá-las, verifique o que você costuma realizar normalmente e procure ir um pouco além, mas não tão além que não consiga alcançar no tempo que determinou.


Desenvolva um plano de ação

 

É no plano de ação que você irá estabelecer a maneira que irá utilizar para alcançar aquela meta.

Lembre-se que a meta em si é apenas um objetivo e escolher uma em nada garante que ela será alcançada. É o plano que define se sua meta será alcançada ou não.

Vamos supor que você tem o objetivo de desenvolver seu portfólio on line: você deve estabelecer primeiramente quando seu portfólio será finalizado, estabeleça uma data, defina a quantidade de trabalhos que você incluirá em seu portfólio, calcule quantos trabalhos você terá que produzir por dia e por semana para alcançar a meta de finalizá-lo, defina os horários em que irá se dedicar a isso e assim por diante.

Agora sim seu plano de ação está definido e ficará mais fácil atingir seu objetivo. Vamos para o próximo passo.



Escreva a meta

 

 Esse é um dos passos mais importantes: escreva a meta e deixe-a em um lugar visível - num quadro, parede, próximo da tela do seu computador, etc. Isso irá ajudá-lo a manter a determinação de alcançar a meta e será uma constante lembrança do que você estabeleceu.

Via frinky


Muitas pessoas deixam de alcançar suas metas simplesmente por se esquecerem de que haviam estabelecido uma, porém quando anota aquela meta e a deixa em um local onde pode visualizar constantemente você evita que ela acabe se tornando como aquelas promessas de começo de ano.


Avalie a meta periódicamente

 

É muito importante que você estabeleça uma data para aquela meta ser alcançada e quando esse tempo for muito grande, estabeleça um período em que a meta será reavaliada. Verifique como está o cumprimento e quanto falta para alcançá-la, veja se não será necessário reduzir os valores a serem batidos ou prorrogar a data para a conclusão da meta. Esse é o momento de fazer uma análise de seu desempenho e corrigir possíveis falhas que impedirão o cumprimento de seus objetivos.

Tenho certeza que ao colocar em prática esses pequenos conselhos você terá uma facilidade maior em escolher suas metas e traçar seus planos para alcançá-las. Fazendo isso você verá que os resultados que busca em sua vida pessoal e profissional serão mais facilmente alcançados e sua satisfação aumentará.

Quais são as suas metas? Compartilhe-as conosco!

Se você gostou desse e dos outros artigos do blog então ajude a divulga-lo e compartilhe com seus contatos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário